Revisão do PDM de Itens e Materiais

O Padrão Descritivo de Material (PDM) implica em definir uma estrutura em árvore que identifica e classifica de forma organizada e padronizada cada de item do estoque de materiais, insumos e produtos.

A estrutura do PDM é baseada numa relação de características obrigatórias, necessárias e suficientes para descrever de forma única um item (Stock Keeping Units – SKU) ou um grupo de itens, o que inclui:

  • O código de identificação do item: deve ser único para cada SKU, simples de entender e utilizar, ter formato estruturado e objetivo, suportar o crescimento da empresa, ser prático, e assegurar a identificação do item;
  • A descrição do item: normalizar seu conteúdo, estabelecer regras de redação, tamanho máximo das descrições (texto logo e texto curto), abreviações, separadores, caracteres vetados, e tudo em um formato padronizado. Exige um processo centralizado para e validação de novas entradas e/ou alterações de registros;
  • As características técnicas: incluir as características obrigatórias para definir cada unidade de item e as características complementares que associam informações administrativas relevantes sobre seu uso e aplicação.
  • Taxonomia: por exigência do SPED, deve ser incluída a correspondente Classificação NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) no item;
  • Opcional Classificação UNSPSC (Universal Standard Products and Services Classification): padrão internacional de taxonomia que classifica os itens dentro de ramificações, seguindo uma hierarquia de importância em uma árvore baseada na natureza dos materiais, muito usado por multinacionais e exportadores.

É a partir do uso de um PDM bem elaborado que se pode determinar o Código NCM que define a classificação fiscal mais adequada ao item.

Benefícios do Padrão Descritivo de Materiais – PDM

Uma árvore de Projeto de PDM será o resultado do agrupamento dos diversos itens (SKUs) com base em critérios de similaridade, considerando as características técnicas mais relevantes daquele grupo. Isto gera uma série de benefícios para a empresa:

  • Mais precisão na identificação dos materiais e produtos como base para a adequada classificação fiscal (NCM);
  • Minimiza prejuízos com erros operacionais, não-conformidades e devoluções;
  • Reduz custos operacionais em compras, administração de estoques, manutenção e estoque de itens sobressalentes;
  • Agiliza os processos de compras, armazenagem e atendimento ao Cliente;
  • Viabiliza sistemas de resposta rápida, e melhora a precisão de informações;
  • Melhora a rastreabilidade na cadeia de abastecimento;
  • Unifica sistemas e catálogos das empresas;
  • Auxilia nas incorporações e consolidações de estoques;
  • Suporta compras e vendas por catálogos eletrônicos.
  • Organiza as informações cadastrais em documentação e contratos;

Veja a seguir como recomendamos fazer o Saneamento Cadastral de Itens e Materais, desde o PDM ao NCM e como propomos manter seu cadastro em ordem a partir da Governança desse processo.

KEYSUPPORT CONSULTORIA

Empresa de serviços de consultoria e desenvolvimento de sistemas que oferece soluções práticas com valor agregado para desempenho, redução de riscos operacionais e fiscais, orientadas para a melhoria da Governança de processos de cadastros.

Utilizamos tecnologia própria assim como algumas ferramentas de parceiros de negócios que agregam valor aos projetos de nossos clientes.

CONTATO

Escritório:
Av. Conselheiro Carrão nº 1.077
3º andar, Conj. 5-C, Vila Carrão
São Paulo – SP
CEP: 03403-000

Email:
contato@keysupport.com.br

Telefones:
(11) 2778-8040 Direto
(11) 3382-1505 Atendente

Encontre-nos no Google Maps

Digite para pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors