Mais um componente do projeto SPED, o EFD-Social ou simplesmente eSocial obriga desde 2017 todo empregador a fornecer mensalmente informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas aos seus empregados e colaboradores em condição de prestadores de serviços autônomos.
Inicialmente os dados a serem informados eram os mesmos da base do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, que é um registro do INSS que funciona como um histórico completo da vida trabalhista e previdenciária de um cidadão.
O processo de pré-qualificação do eSocial exigia que os dados essenciais do empregado fossem submetidos à uma consulta de validação que apontava eventuais inconsistências, como número de PIS divergente, ou data de nascimento divergente para determinado CPF.
A pré-qualificação permitia identificar e corrigir dados cadastrais inconsistentes antes do encaminhamento dos arquivos do SPED eSocial para o INSS, evitando assim perda de informação de interesse dos cidadãos segurados do INSS.
Inicialmente os dados verificados na pré-qualificação eram os seguintes:
Contudo, desde 2021 o eSocial não utilizava mais o número do PIS/NIS, que seguiu sendo utilizado até 2024 apenas para o Sistema de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) e Informações à Previdência Social (SEFIP), e Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF). O PIS/NIS já está em desuso para identificação de trabalhadores.
A legislação passou a exigir que o CPF seja o documento único de identificação em processos trabalhistas e cadastrais, como no eSocial e na plataforma Empregador Web.
Desse modo, os dados cadastrais do empregado a serem validados agora são:
Para manter sua base de colaboradores atualizada basta validar os dados informados no cadastro do colaborador fazendo a consulta de situação cadastral do CPF na RFB.
Temos o serviço de validação dos dados do CPF, incluindo a pesquisa de data de nascimento quando esse dado for indicado como divergente pela RFB.
Estas consultas estão disponíveis na plataforma de automação do Sistema KeyConsultas-web e podem ser solicitadas para execução em lotes também pelo Portal KeyConsultas-web.
Empresa de serviços de consultoria e desenvolvimento de sistemas que oferece soluções práticas com valor agregado para desempenho, redução de riscos operacionais e fiscais, orientadas para a melhoria da Governança de processos de cadastros.
Utilizamos tecnologia própria assim como algumas ferramentas de parceiros de negócios que agregam valor aos projetos de nossos clientes.
Escritório:
Av. Conselheiro Carrão nº 1.077
3º andar, Conj. 5-C, Vila Carrão
São Paulo – SP
CEP: 03403-000
Email:
contato@keysupport.com.br
Telefones:
(11) 2778-8040 Direto
(11) 3382-1505 Atendente
©2025. Todos os Direitos Reservados.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.
O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site.
Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.